segunda-feira, 22 de junho de 2015

Velha roupa colorida e suas referências.


                                             Imagem: desandarilho.wordpress.com

Algumas referências sobre a letra de "Velha roupa colorida" composição de Belchior imortalizada na voz de Elis Regina em Falso Brilhante de 1976.

Quando a letra diz: "Nunca mais teu pai falou: She's leaving home..." É uma referência a She's leaving home, uma canção dos Beatles que fala de uma garota que fugiu de casa. Foi o primeiro arranjo dos Beatles que não foi criado por George Martin,  foi feito por Mike Leander.
She's leaving home está em Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band de 1967.

Mais adiante a letra diz: "E meteu o pé na estrada like a Rolling Stone" fazendo uma analogia a "Like a Rolling Stone" a canção mais emblemática de Bob Dylan lançada no álbum Highway 61 Revisited de 1965.

Por fim há duas referências neste trecho:
"Como Poe, poeta louco americano
Eu pergunto ao passarinho: Blackbird, o que se faz?
Raven, Never, Raven, Never, Raven
Blackbird me responde
Tudo já ficou pra trás
Raven, Never, Raven, Never, Raven
Assum - preto me responde
O passado nunca mais..."

A primeira é sobre Poe, que é Edgar Allan Poe (1809 - 1849) poeta norte americano muito conhecido pelo poema The Raven (O Corvo) publicado pela primeira vez em 1845 e a segunda é Blackbird, canção lançada pelos Beatles (novamente eles) no White Album de 1968.

Em Blackbird  o pássaro preto é o melro, mas na letra há uma sugestão de parentesco com  The Raven (O Corvo). Há uma teoria que diz que Paul McCartney compôs Blackbird em função das manifestações pelos direitos civis dos negros norte americanos no final dos anos 60, mas ele pode ter se inspirado em The Raven e criado uma letra mais otimista... É difícil saber de onde vem as inspirações e no final pode ser uma mistura das duas coisas.

Quando a letra diz: "Raven, Never, Raven, Never, Raven" é uma brincadeira com a musicalidade do poema de Poe no original que às vezes diz: Quoth the Raven, "Nevermore" (Disse o Corvo, nunca mais).

Ao dizer "Assum preto me responde: O passado nunca mais..." a letra faz referência ao Assum preto que é como o melro é chamado no Brasil, no caso o Blackbird. Ao dizer: "O passado nunca mais..." volta a fazer referência a The Raven (O Corvo) que sempre diz no poema original "Nevermore" (nunca mais).

Ouça abaixo Velha roupa colorida na linda interpretação da Elis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário